Segurança do Trabalho

A Atlas Medicina e Engenharia do Trabalho conta com uma ampla equipe, multidisciplinar  e altamente qualificada para atender sua empresa em todas as necessidades em Segurança e Saúde no Trabalho.

NR 5 – CIPA (COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES)

A NR-05 determina que as empresas deverão constituir a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, composta por integrantes indicados pela empresa e eleitos pelos funcionários, visando a participação dos funcionários nas atividades de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e promoção de saúde.

 

NR 9 – PPRA – PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

A implantação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais visa avaliar os agentes físicos, químicos e biológicos existentes na empresa, bem como propor medidas de controle daqueles agentes que estiverem acima do limite de tolerância ou nível de ação.

 

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário (documento histórico – laboral, individual do trabalhador).

Será preenchido o anexo XV, da Instrução Normativa INSS/DC N. 84/2002, com as informações relativas à efetiva ou não exposição a agentes nocivos,  dados administrativos, atividades desenvolvidas, registros ambientais com base no LTCAT e resultados de monitorização biológica com base no PCMSO (NR-7) e PPRA (NR-9).

 

NR-10 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Será feita uma visita do Engenheiro Eletricista na empresa para vistoriar toda a instalação e, com base nos resultados, será emitidos um laudo com características das instalações, a tensão utilizada, os dispositivos de segurança instalados e os que porventura precisem ser instalados. Este laudo tem validade de um ano salvo da ocorrência de alterações da parte elétrica, mudança no sistema produtivo, etc.

 

NR-10 PÁRA-RAIOS

Será feita uma visita do Engenheiro Eletricista na empresa para vistoriar as condições do pára-raios existente a fim de verificar sua eficácia com a medição da resistência ôhmica das hastes. A partir dos resultados, será emitido um laudo com as características do pára-raios, os valores ôhmicos medidos e as providências que porventura precisem ser tomadas.

 

NR-13 VASOS SOB PRESSÃO (SEM PROJETO DE INSTALAÇÃO)

Os vasos sob pressão (compressores, p.e.) serão inspecionados por Engenheiro Mecânico Habilitado, atendendo as recomendações normativas da NR 13 e ABNT, cujo trabalho final será apresentado através de Laudo Técnico de Inspeção e Abertura/ regularização do Livro “Registro de Segurança”, cuja validade será de 01(um) ano*.

(*) desde que o equipamento apresente-se apto para funcionamento.

Observação: Caso o equipamento sofra qualquer reparo ou reforma após a inspeção, o equipamento deverá ser submetido a uma nova inspeção com valor adicional.

 

NR-13 INSPEÇÃO DE SEGURANÇA EM VASOS SOB PRESSÃO

- Verificação de válvulas, manômetros, pressoastatos, etc;
- Medições de espessura de chapa de reservatório através de ultra-som, cuja finalidade é a determinar as espessuras residuais e subsidiar recálculos da P.M.T.P (Pressão Máxima de Trabalho Permitida) para o equipamento;
- Execução do cálculo da P.M.T.P. de acordo com o “ASME CODE”, seçãoVII0, divisão I ;
- Execução de Teste Hidrostático se necessário;
-Aferição de manômetro de calibração da válvula de segurança;
-Emissão de Laudo Técnico em conformidade com as Normas Vigentes;
-Abertura/ regularização do Livro “Registro de Segurança”;
-Emissão de ART/CREA.

 

NR-13 INSPEÇÃO DE SEGURANÇA EM CALDEIRAS

-Inspeção visual das válvulas de admissão de água, válvulas de descargas de fundo, válvulas de saída do vapor e válvulas de segurança;
-Medições de espessura da chapa do reservatório através de ultra-som;
-Análise visual do desgaste corrosivo das superfícies internas do equipamento, se acessível;
-Análise visual das condições físicas dos materiais refratários, películas de proteção externa (pintura)e/ ou revestimento , se aplicável;
-Execução de teste hidrostático;
-Aferição de manômetro e calibração das válvulas de segurança
-Verificação do estado de cada componente do sistema de alimentação de água, saída de vapor e alimentação do combustível;
-Verificação do comportamento geral da caldeira em operação observando: manômetro, pressostatos, controle de nível , bomba de alimentação, válvulas de segurança, válvula de descarga, combustão, segurança do equipamento e do operado.
-Emissão de Laudo Técnico em conformidade com a NBR – 12177 da ABNT;
-Recolhimento de emolumentos junto ao CREA;
-Abertura/ regularização do livro“ REGISTRO DE SEGURANÇA”.

 

NR-13 VASOS SOB PRESSÃO (COM PROJETO DE INSTALAÇÃO)

Os vasos sob pressão (compressores, p.e.) serão inspecionados por Engenheiro Mecânico Habilitado, atendendo as recomendações normativas da NR 13 e ABNT, cujo trabalho final será apresentado através de Laudo Técnico de Inspeção e Abertura/ regularização do Livro “Registro de Segurança”, cuja validade será de 01(um) ano*. O Projeto de Instalação será realizado na forma de memorial descritivo das instalações com vistas às normas regulamentadoras (instalações elétricas, edificação, sinalização de segurança, equipamentos de proteção e combate a incêndio, etc.), além de um croqui de localização do(s) equipamento(s) na edificação.

(*) desde que o equipamento apresente-se apto para funcionamento.

Observação: Caso o equipamento sofra qualquer reparo ou reforma após a inspeção, o equipamento deverá ser submetido a uma nova inspeção com valor adicional.

 

NR-15 INSALUBRIDADE

Será feita uma avaliação qualitativa dos agentes agressivos nos postos de trabalhos existentes na empresa. A partir do resultado das avaliações será emitido um laudo que deverá ser reavaliado anualmente.

 

NR-16 OPERAÇÕES PERIGOSAS

Será feita uma avaliação dos postos de trabalhos, analisando assim as condições de periculosidade. A partir do resultado das avaliações será emitido um laudo que deverá ser reavaliado anualmente.

 

NR-17 ERGONOMIA

Será feita uma análise de todas as funções da empresa para detectar possíveis irregularidades com relação à postura ou a forma de trabalhar dos funcionários. As avaliações incluem análise quantitativa das condições de iluminação.

 

NR-18 PCMAT – Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho

Será avaliado o local de trabalho por um técnico de segurança do trabalho e com o resultado das avaliações será emitido um relatório contendo: a) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas; b) cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT.
O relatório contemplará o PPRA – Programa de Prevenção e Riscos Ambientais.

 

NR-26 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

O local será visitado por um técnico de segurança do trabalho com objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases, e advertindo contra riscos. Será entregue um relatório técnico no final da avaliação.